Porto Alegre

Rio Grande do Sul

E-mail:

contato@camilamoreira.com.br

Atendimento de

Seg. à Sex. das 09:00 as 17:00

Snippets: O que são ? Como e quando utilizar ?

São blocos de códigos utilizados para agilizar o desenvolvimento de código. Muitas vezes utilizamos Snippets sem saber. O que devemos saber é que podemos criá-los de um modo rápido e fácil.

Snippets: O que são ? Como e quando utilizar ?

Poucos sabem, mas o Sublime Text é um excelente editor de códigos. Inclusive, até o momento é o meu preferido.
Ele possui diversas formas de facilitar o nosso desenvolvimento no dia-a-dia e uma delas são os snippets.

O que são snipptes ?

São pequenos trechos de códigos que podem ser reaproveitados durante o desenvolvimento de um projeto ou no seu dia-a-dia. Hoje vamos colocar como exemplo trechos de códigos que você digita constantemente.

A função switch é sem sombra de dúvidas muito utilizada. Agora me diga, você gosta de ficar digitando ela toda vez que precisa usar ? Ninguém gosta. Para isso existem os snippets. Deixa eu mostrar pra vocês como funciona a criação de um snippet.

Como criar um snippet ?

No momento desta postagem, estou utilizando o Sublime Text 3.2.1 (Build 3207). O local de criação dos snippets podem variar de acordo com a versão. Vá até Tools > Developer > New Snippet ou na versão português Configurações > Desenvolvedor > Novo Snippet.

Ao clicar em New Snippet, irá abrir um arquivo com o seguinte conteúdo.

Para criar esse snippet, você vai apagar o que estiver dentro das tags e adicionar o código desejado. Como dei o exemplo da função switch, utilizei ela aqui também para vermos como ficaria.

Depois que você adicionar o código dentro do snippet, basta você salvar. Para isso vá em File > Save As ou em português Arquivo > Salvar Como, de um nome para o seu snippet.

Como usar o snippet criado ?

Para fazer a chamada dos snippets criados, basta você digitar o nome dele e pressionar a tecla TAB. O seu código já virá preenchido e só utilizar a vontade.

Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado do post.

Fonts: www.imasters.com.br, www.sublimetextdicas.com.br
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Você deve estar logado para postar um comentário